quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Documentário revela perfil neo-pagão no Piauí

Posted at  12:29:00  |  in  


Nessa sexta-feira (02/09) será realizada em Teresina a exibição de lançamento do documentário “A Teia Pagã”, produzido pelo jornalista Rafael Nolêto. A estreia ocorrerá no Palácio da Música, localizado na Rua Santa Luzia com 13 de Maio, no antigo Mercado do Cajueiro (Centro). O espaço, que é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, abre as portas para a exibir a produção. Carlos Rocha, diretor do espaço, afirma que a exibição será um momento oportuno para se pensar e discutir temáticas como a que é abordada pelo documentário. Na ocasião, após a exibição do vídeo, será realizado um coquetel para convidados.


Sobre o tema abordado

Culto aos ciclos da natureza, práticas politeístas, rituais de magia e conexão com as energias cósmicas; todos esses elementos são característicos do paganismo, um conjunto de tradições religiosas que resgatam práticas de bruxaria e antigas crenças da Europa pré-cristã.

Na atualidade, as vertentes do paganismo, inclusive no Piauí, são difundidas e ganham fôlego com a ajuda da internet e das ferramentas virtuais. Foi essa curiosa temática que inspirou a produção de “A Teia Pagã”, o novo documentário do jornalista Rafael Nolêto, um vídeo onde são mostrados depoimentos de magos e bruxas reais, que vivem no Piauí e contam detalhes sobre suas crenças e práticas religiosas.

Sobre o documentário


O documentário "A Teia Pagã" aborda um tema inédito no meio audiovisual piauiense. A produção começou a ser gravada em janeiro de 2011 e foi concluída em Julho deste ano. O dvd, que estará disponível após o lançamento (R$15), possui opções de legendas em português, inglês, espanhol e italiano. O filme tem aproximadamente 30 minutos de duração e é um média metragem, resultado de uma pesquisa acadêmica de graduação em jornalismo, que revela importantes dados sobre a relação da internet com a presença do neo-paganismo no Piauí.

Para a produção foram realizadas entrevistas com a pesquisadora piauiense Francisca Verônica Cavalcante e com o escritor italiano Andrea Romanazzi, que falaram sobre o tema. Além disso também foram ouvidos membros do movimento pagão nas cidades de Teresina, Floriano, Paulistana e Parnaíba. No filme, os neo-pagãos, magos e bruxas modernas revelam de que maneira usam a internet para promoverem o intercâmbio e a difusão pagã na atualidade.

Sobre o autor

Rafael Nolêto nasceu em Teresina no ano de 1988. Formado em comunicação pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o jornalista trabalha atualmente como repórter de TV. Como amante da cultura, Rafael tem como hobby a produção de documentários que abordam principalmente questões folclóricas e culturais. Em seu primeiro documentário, o jovem explorou a figura do motorista Gregório, que no passado foi assassinado e gerou grande comoção em Teresina. A Teia Pagã já é sua segunda produção no gênero de documentários, e por ser resultado de uma pesquisa acadêmica, o trabalho está sendo bem recebido principalmente por pesquisadores, universitários e curiosos sobre questões religiosas do Piauí.

Ficha Técnica do Filme:
Roteiro, direção, produção e execução: Rafael Nolêto
Edição e finalização: Talyta Magno e Márcio Bigly.
Áudio: Português. Legendas: Português, inglês, italiano e espanhol.
Duração aprox.: 30 minutos.
Mais informações: ateia-doc.blogspot.com ou 86 9416 00 70 (Rafael Nolêto)

P8
O evento acontecerá amanhã e o Portal marcará presença. De já, agradecemos a honra do convite e desejamos sucesso a esse novo trabalho do jornalista Rafael Noleto que produziu e correu atrás para finalizar um documentário inédito e de tal proporção como esse no nosso Estado.

0 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top