terça-feira, 8 de outubro de 2013

Nova Abertura - Sessão da Tarde

Posted at  14:10:00  |  in  vinheta

A Rede Globo apresentou nesta segunda-feira a nova abertura da Sessão da Tarde, uma das faixas de filmes mais antigas do canal, no ar desde 1975.
Esta é uma tentativa de revitalizar a tradicional faixa vespertina de filmes, que há alguma tempo enfrenta problemas de audiência. Aliás, as emissoras, de modo geral, estão apresentando uma dificuldade cada vez maior em manter na programação seus espaços destinados a filmes. Afinal, eles custam fortunas e não causam o mesmo impacto no ibope como em outras épocas. O que é bastante plausível, já que a tevê aberta deixou de ser, para a maior parte da população, o único canal de acesso a este tipo de conteúdo.
Nesse sentido, a novo posicionamento da Sessão da Tarde é apostar na nostalgia. Se apresentar com um espaço de revisitação dos clássicos do cinema. Coisa que a faixa já fazia, mas que mesclava com outros produções leves e açucaradas de comédia e aventura.
Antes e Depois

Com base nesse conceito, a abertura, criada por Alexandre Romano e sua equipe, ganhou uma linguagem colorida e contemporânea, levemente inspirada na estética retrô. Embalado por uma trilha mais festiva, faixas multicoloridas percorrem a tela, formando efeitos geométricos e construindo a nova assinatura da atração, uma delicada caligrafia escrita por uma “fita”. Essa marca em nada lembra a anterior, constituída por um letreiro tridimensional metalizado acompanhado do seu famoso arco-íris. Conceito, aliás, que esteve no ar desde 1990, com apenas algumas atualizações videográficas.
Para aqueles acostumados (ou nostálgicos) com a antiga marca, essa mudança deve ter causado estranhamento ou mesmo desagradado. Mas essa é uma das felizes inciativas de abandonar de vez alguns paradigmas visuais que sustentaram a emissora ao longo dos últimos trinta anos. Afinal, aqueles tradicionais objetos futuristas metalizados e luzes coloridas criadas por Hans Donner nas décadas de 80 e 90 não representam definitivamente mais as novas expectativas de renovação do canal em termos de audiência e patrocinadores.

0 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top