sábado, 20 de junho de 2015

Grupos de proteção aos animais divulgam nota de esclarecimento a jornalista da TV Cidade Verde

Posted at  22:41:00  |  in  #TVCidadeVerde


Na quarta-feira, grupos de proteção aos animais publicam uma nota de esclarecimento ao jornalista Galego (foto), da TV Cidade Verde, afiliada do SBT no Piauí, por uma declaração feita por ele em um dos telejornais de maior audiência da emissora. Na nota, os grupos pedem que a TV conceda espaço no mesmo jornal e horário para fazerem algumas explicações. Na TV, Galego aconselhou que um telespectador a colocar os gatos que apareceram na sua rua na porta da APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais).

Segue a nota:

"Nota de esclarecimento ao jornalista Galego, da TV Cidade Verde.

A profissão de jornalista vai além da transmissão da notícia, ela toca – ou deveria tocar – nas mais diversas questões sociais que permeiam o meio em que vivemos, inclusive no que diz respeito à causa de proteção aos animais, afinal eles estão inseridos nesse meio. Quando a função social do comunicador é deixada de lado, comentários infelizes na era da convergência midiática podem ter uma proporção incalculável e provocar confusão na cabeça das pessoas, podendo, também, causar um certo desequilíbrio na comunidade em que elas estão inseridas, uma vez que para grande parte da população o jornalista é formador de opinião e não um mediador de informações que ajuda-as a pensar e formar opiniões por si próprias – como deveria ser.


É por ter consciência dessa função social tão importante dos comunicadores que não concordamos com a atitude do jornalista Galego, da TV Cidade Verde, onde no Jornal do Piauí da última quarta-feira (17) ele aconselhou um telespectador a colocar os gatos que apareceram na sua rua na porta da APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais).


Pois bem, viemos através desta nota esclarecer que a APIPA faz um trabalho social com os animais de rua, resgatando os que se encontram em situação de vulnerabilidade, cuidando e os colocando para adoção assim que eles se encontram aptos. Vale lembrar que a associação não conta com nenhum apoio do poder público, sendo mantida única e exclusivamente com doações daqueles que acreditam que para que haja harmonia no planeta é preciso a coexistência pacífica com os animais, com os quais compartilhamos a vida. A APIPA hoje conta com cerca de 300 gatos e 100 cães, ou seja, está lotada de animais e não tem mais condições de receber outros, afinal lá não é pura e simplesmente um abrigo de animais.


Através desta também queremos informar que o abandono e maus tratos à animais é crime e a denúncia é legitimada pelo Art. 32 da Lei Federal nº 9.605 de 1998 (Lei e Crimes Ambientais) e pelo Art. 164 do Código Penal, que prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo. Portanto, uma declaração como a que foi feita pelo jornalista em um dos jornais de maior audiência da televisão piauiense pode incitar não apenas um desequilíbrio social, mas induzir à prática criminosa.


Acreditamos que somente com a conscientização e educação da população sobre a importância dos cuidados com os animais domésticos colheremos bons frutos a médio e longo prazo, e ressaltamos que a parceria com a imprensa se torna fundamental para que essa prevenção entre na casa do maior número possível de pessoas, por isso valorizamos os vários meios de comunicação regionais e nacionais que têm ajudado na causa e não consentimos com aqueles em que seus jornalistas vão de encontro com essa ideia.


Diante disso, solicitamos que a TV Cidade Verde se retrate com seus telespectadores e nos conceda espaço no mesmo jornal e horário para que possamos esclarecer a população sobre toda a situação em que a APIPA e os outros grupos de proteção aos animais se encontram e o que as pessoas podem fazer para ajudar os bichanos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Obrigado.

Assinam esta nota os seguintes grupos de proteção aos animais:

Anjos dos Animais Abandonados do Piauí
Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA)
Gateiros de Teresina
Guardiões dos Direitos dos Animais do Piauí
Nossos Bichinhos
ONG Protetores de Patinhas"

0 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top