quinta-feira, 7 de abril de 2016

Jornalistas do Piauí fazem ato contra demissões na TV Antares

Posted at  13:49:00  |  in  TV Antares


Um grupo formado por jornalistas, que no WhatsApp já tem mais de 130 membros, esteve nesta quinta-feira (07/04) em frente à TV Antares, em protesto contra as demissões de profissionais e em defesa da “dignidade da profissão”. O movimento, não comum entre a categoria no Piauí, levantará ainda o debate sobre a questão salarial dos jornalistas, e não pretende concorrer com o sindicato que representa os profissionais no estado.

Denominado União dos Jornalistas do Piauí (Unijor), o movimento nasceu de forma espontânea, puxado pelos diversos problemas enfrentados pela categoria hoje. Com redações cada vez mais reduzidas e orçamentos menores nos veículos de comunicações, as demissões se tornam cada dia mais comuns, como no caso da Antares. Foram 52 de uma vez só.

Fábio Lima, um dos jornalistas que participa ativamente do movimento, destaca que a mobilização é coletiva e suprapartidária, formada por profissionais de vários veículos. “Nosso objetivo não se resume a apenas os contratos da Antares, mas o respeito e a dignidade do profissional. Sabemos que a questão não é de agora, que contratos vencem e estas pessoas correm risco de desemprego. Sabemos que a saída é o concurso público, não vamos achar correto que a terceirização continue”, disse ao 180graus.


Em relação à campanha salarial, que não satisfez a categoria, Fábio Lima diz que o grupo vai estudar melhor a questão, que não deve ser resolvida ainda este ano.

A União dos Jornalistas do Piauí não deve ser formalizada, neste primeiro momento. A partir de amanhã, às 13h, começará um ato para campanha de filiação. “É o Sindijor que tem prerrogativa de imunidade sindical, eles podem brigar e levantar as bandeiras. Estamos começando a meter a cara, correndo risco de represália, e é o sindicato que tem como nos defender”, afirma Fábio Lima.

A carta de duas laudas, em defesa da Antares, também foi lida durante evento na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, ocorrido na manhã hoje. Nas redações, muitos profissionais estão vestidos de preto em apoio ao movimento.

Leia a carta na íntegra:


Fonte: Portal 180 Graus
portalp8@gmail.com

0 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top