segunda-feira, 23 de maio de 2016

Fábio Porchat escreve artigo no Estadão pedindo ao governo que salvem a Serra da Capivara

Posted at  11:46:00  |  in  #SintoniaFM


“Alô, ministro do Turismo, salve a Serra da Capivara”.

O apelo foi feito pelo humorista Fábio Porchat, da Rede Globo e do canal no YouTube Porta dos Fundos, em artigo no jornal Estadão, de São Paulo.

Porchat escreveu direto de Istambul, Turquia, e fez uma espécie de comparação por lembrar que, sempre que viaja para o exterior, fica triste por ter no Brasil lugares muito bonitos, mas que não possuem um mínimo em estrutura.

É aí que ele lembra do caso do Parque Nacional Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato, a cerca de 536km da capital Teresina. “Sempre que estou fora do meu país fico um pouco deprimido por me dar conta de como temos nas mãos alguns dos lugares mais incríveis do planeta e não aproveitamos nem 10% do seu potencial”, escreveu.


Lembrando do aeroporto que está praticamente abandonado, ele lamenta que há uma “esmagadora maioria” de brasileiros que nem conhece Serra da Capivara. “Lá se encontra a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo! Sim, no Brasil! Tem vestígios do homem de 50 mil anos! Como é possível que a maioria esmagadora de nós brasileiros não saiba da existência desse lugar? Isso, por si só, já é um fato inacreditável, mas, ainda por cima, as autoridades não mexerem uma palha para impedir sua deterioração é algo criminoso. Fica aqui o meu apelo e alerta. Procure conhecer mais sobre esse lugar, entre no Google e entenda do que estou falando. Independentemente das nossas prioridades, impedir que um patrimônio como esse seja destruído é obrigação”.

Leia também: 'Perdi o meu tempo', diz Niède sobre fim de recurso da Serra da Capivara

Leia na íntegra:

Escrevo de Istambul. Vim aproveitar dez dias de férias. Amo viajar e o faço sempre que posso. Mas sempre que estou fora do meu país fico um pouco deprimido por me dar conta de como temos nas mãos alguns dos lugares mais incríveis do planeta e não aproveitamos nem 10% do seu potencial.

Por que tudo é tão caro no Brasil? Por que a mão de obra é tão ruim na maioria dos lugares? Por que muitos tão abandonados? Hoje, particularmente, gostaria de falar sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara. Já ouviu falar? Pois é. Fica no Piauí e é só a área de maior concentração de sítios pré-­históricos do continente americano. Lá se encontra a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo! Sim, no Brasil! Tem vestígios do homem de 50 mil anos!

Uma chance para você adivinhar se o lugar está protegido pelo governo (este ou qualquer outro anterior) ou se está abandonado e sem recursos suficientes para se sustentar. Então. Simplesmente, o parque tem se deteriorado pelo descaso que temos com nossa cultura. Um aeroporto foi construído próximo ao parque para facilitar o acesso. Ele já está lá, pronto. Pergunta se está funcionando. Não está. Pergunte por quê? Ninguém sabe. Como é possível que a maioria esmagadora de nós brasileiros não saiba da existência desse lugar? Isso, por si só, já é um fato inacreditável, mas, ainda por cima, as autoridades não mexerem uma palha para impedir sua deterioração é algo criminoso.

Temos nas nossas terras uma das coisas mais preciosas da humanidade. É claro que existem pessoas interessadas e esforçadas que lutam pela preservação do parque até a última gota de sangue, suor e lágrimas, mas essas pessoas precisam de ajuda, já estão no limite. Fica aqui o meu apelo e alerta. Procure conhecer mais sobre esse lugar, entre no Google e entenda do que estou falando. O lugar é incrível, uma ótima oportunidade para se conhecer nas férias. De resto, temos que cobrar. Estamos vivendo um momento conturbado no cenário político e, independentemente das nossas prioridades, impedir que um patrimônio como esse seja destruído é obrigação. Alô, ministro do Turismo, salve o Parque Nacional das Capivaras”.


Fonte: Portal O Olho

0 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top