sexta-feira, 24 de junho de 2016

66 dias: Greve na UESPI chega ao fim

Posted at  15:26:00  |  in  UESPI

Do Portal Picos 40graus
Chegou ao fim a greve na maior instituição de ensino superior do Piauí, a UESPI. O movimento foi suspenso após 66 dias de reivindicações intensas junto ao Governo do Estado.

O movimento foi classificado como "importantíssimo" pelo professor militante Daniel Solon. O governo está saindo politicamente derrotado, pois a sociedade piauiense viu o quanto o governo foi intransigente, descumpre as leis, e não se interessa em melhorar as condições de nossa Universidade. Caso as negociações não sejam retomadas e não tenhamos avanço, podemos retomar a paralisação, disse ele em publicação no Facebook.


Na manhã da última segunda-feira (20), o Tribunal de Justiça decretou a ilegalidade da greve. Com isso, os professores teriam previsão de retorno às salas de aula nesta sexta-feira.

Manifestações
Do Portal G1 Piauí
Durante os dois meses em que a greve perdurou, 100% dos campis Piauí a dentro paralisaram suas atividades. Os protestos ganharam força quando os estudantes passaram a apoiar o movimento.

Dentre os momentos marcantes, esteve a ocupação de estudantes, professores e técnicos no plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí. Na ocasião, os manifestantes foram barrados na entrada por portar alimentos.

Ocuparam também, por duas vezes, o Palácio de Karnak. No primeiro, cerca de 200 manifestantes pularam as grades, invadiram o palácio do governo e com gritos de ordem cobravam melhorias na estrutura e mais segurança nos campi. Uma semana depois eles voltaram a ocupar o Karnak por conta do cancelamento de uma reunião que estava marcada entre a categoria e o governo do estado para tratar sobre a greve e melhorias na instituição, segundo o site G1 Piauí. 

O #SOSUespi ganhou os trends topics do Twitter (liderou como assunto mais comentado) e atraiu a atenção de personalidades Brasil a fora em pleno processo de impeachment. 

As negociações não chegaram ao fim

De acordo com entrevista cedida por Janete Brito,  diretora financeira da Associação dos Docentes da Uespi, ao portal Cidade Verde, os professores aguardam novo diálogo com o Governo para que a pauta de reivindicações seja atendida plenamente.

Alteração no Calendário
Por conta da longa duração da greve, o calendário da instituição sofreu alterações significativas. O fim do semestre 2016.1 está previsto para 16 de setembro de 2016.

O início das aulas do segundo semestre (2016.2) está previsto para 10 de outubro de 2016. O fim do semestre 2016.2, segundo o calendário já divulgado, acontece em 17 de fevereiro de 2017.

Por Igor
portalp8@gmail.com

3 comentários:

  1. E finalmente vocês creditam as fotos. Para vocês que não sabem, imagens capturadas ou qualquer outro tipo de reprodução de fotos são produtos subjetivos de indivíduos, portanto possuem propriedade intelectual que não devem ser reproduzidas sem créditos.

    ResponderExcluir
  2. e eu não consigo entender o pq de um blog q em tese seria dedicado a falar sobre a mídia, fala sobre assuntos corriqueiro. já existem sites para isso. dediquem-se ao propósito do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá, caro leitor!

    Sua opinião é muito importante para nós e, assim, a louvamos por representar o feedback que qualquer um necessita para saber exatamente em que se está incorrendo em erro.

    Entretanto, muito mais que apenas um site voltado para mídias, o P8 também é um site que busca formar opinião, criticar quando se fizer necessário e abordar problemas que afetam sobremaneira a nossa sociedade.

    Queremos não só trazer notícias do mundo televisivo com o compromisso que já o fazemos, mas também trazer debates importantes do meio que nos cerca. Ficar alheio a situações como o da notícia em destaque é perder uma excelente forma de tentar melhorar aquilo que nos aflinge. É por isso que nós, como meio de comunicação, não podemos nos resguardar frente a tamanha importância que é a educação no país em que vivemos.

    Agradecemos o seu feedback, ao tempo em que incentivamos que outros leitores também o façam para que possamos identificar de maneira ágil aonde estamos pecando. Obrigado!

    att,

    Equipe P8 - Absolutamente conectado com você

    ResponderExcluir

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top