segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Allisson Paixão deixa O Olho e monta novo portal: OitoMeia

Posted at  16:52:00  |  in  O Olho


Uma mudança significativa no mercado de notícias piauienses: o jornalista Allisson Paixão sai do portal O Olho e abre o portal OitoMeia. O novo projeto, anunciado exclusivamente ao P8, ainda será lançado oficialmente (a data já está definida e será muito em breve). Por enquanto, a equipe trabalhará em matérias especiais, parcerias comerciais e finalização de layout.

Em entrevista ao P8, Allisson Paixão relata os motivos para deixar O Olho e seguir sozinho em um novo empreendimento. Ele também adianta o que esperar do portal OitoMeia. "Vivo por um propósito, e estou plenamente feliz. As pessoas ao meu redor também. Acredito que gostar de coração do que se faz é uma das coisas mais subversivas do mundo que um indivíduo pode adotar", relata Paixão.


Portal P8: A pergunta que todo mundo quer fazer. Por que abrir um novo portal e não continuar com O Olho?

Allisson Paixão: Sabe quando você começa a andar? Você engatinha, depois fica em pé, cai, levanta, aprende... É um processo natural e que requer tempo para ser executado com a perfeição necessária. É essa metáfora que eu aplico a essa nova fase da minha vida profissional. Aprendi a engatinhar no 180 graus, Acesse Piauí e Diário Povo, dei os primeiros passos no O Olho, e agora vou seguir firme em pé em um projeto só meu, o portal Oito Meia. É clichê falar em realização de um sonho, até porque tive a honra de ter vários sonhos meus realizados (o principal deles: uma família completa, unida, com minha esposa Leyde e meu filho Davi), mas o OitoMeia realmente é meu grande sonho, um negócio meu, sem interferências de sócios, onde vou poder seguir um projeto jornalístico ousado, apoiado pelos mesmos parceiros comerciais que confiaram em mim no O Olho, além da mesma equipe.

Portal P8: Então o Oito Meia terá os mesmos profissionais do O Olho? O que muda?

Allisson Paixão: A mesma equipe segue conosco, acreditando em um projeto coletivo. Sávia Barreto como editora-chefe, que é a grande mentora do nosso estilo jornalístico e é quem eu vejo que tem coragem e inteligência para comandar algo diferente. Nossos parceiros comerciais, todos eles, seguem conosco, nos dando mais uma vez esse voto de confiança. Inclusive continuamos na mesma sede. O que muda: nova cara, novas ideias. Tudo isso já foi germinado no O Olho e agora poderemos fazer brotar em um espaço diferente, com mais liberdade. Então se eu puder adiantar algo aos leitores é isso: liberdade é a palavra-chave, de poder fazer no OitoMeia um jornalismo que tentamos no O Olho, mas não conseguimos completamente por questões que fugiam da nossa alçada. O OitoMeia não é apenas um portal de notícias, o site atuará em conjunto com uma agência de comunicação que iremos implementar.

Portal P8: O que você acha que deu certo e o que deu errado no O Olho? Que erros não pretende mais cometer e quais acertos quer repetir?

Allisson Paixão: Apontar erros agora seria como bater o chicote nas minhas próprias costas... Não ia adiantar muito. Todos que passaram pelo portal, mesmo aquelas pessoas que não continuaram, foram importantes e contribuíram ao seu modo, então sou grato a todos, não tenho o que falar de ninguém. E graças a essa seleção natural com o tempo, hoje temos uma equipe redonda, encaixada, que torce junto pelo sucesso coletivo e que compartilha a mesma ideia de um jornalismo provocador e honesto. Não quero classificar as coisas nessa dicotomia: erros e acertos. O Olho demorou pra encontrar sua identidade jornalística, eu demorei para me ver e agir como um editor-executivo, demorei para confiar em quem eu devia e dar o devido espaço... mas o bom de tudo isso é que essas coisas aconteceram: encontramos uma identidade, enfrentamos um policiamento, uma crítica excessiva com os olhos voltados para cada possível vírgula errada nossa, e mesmo assim nunca pensamos em desistir. Desistir nunca foi opção. A vida tem uma regra clara e até mesmo generosa: vamos melhorar em tudo aquilo que praticarmos.

Portal P8: Então o portal O Olho vai continuar? E sua saída se deve também há alguma questão financeira?

Allisson Paixão: Pelo que conversei com o antigo sócio, ele demonstrou o interesse de continuar com a empresa jornalística O Olho, mas se será efetivamente posto para frente ou não, já não me diz respeito. Esse é um capítulo encerrado na minha carreira profissional. E sobre a questão financeira, isso não foi o motivo da minha saída até porque todos os parceiros comerciais do O Olho estão conosco agora no OitoMeia. Lhe digo com sinceridade: esse é o momento em que me sinto pronto para ter um negócio completamente meu. Estou montando um novo portal porque a liberdade de fazer o que acredito no jornalismo hoje para mim é mais importante. 

Portal P8: Adiante para a gente o que o leitor pode esperar do Oito Meia?

Allisson Paixão: Sei que tenho em mãos uma boa fórmula de fazer jornalismo, diferente da que está posta no mercado piauiense. E tem um público leitor significativamente grande para consumir essas informações que eu estou disposto, junto com minha equipe, a oferecer. Sem desmerecer o trabalho de ninguém - até porque todos fazem o seu melhor na proposta editorial que cada um tem - mas acredito que ousadia, criatividade  e diferença foram as marcas do O Olho e agora serão do OitoMeia. Jornalismo investigativo, crônica do cotidiano, foco em opinião, atenção maior às pautas dos leitores... esses serão alguns dos nortes do projeto que estamos desenvolvendo no OitoMeia, com menos atenção ao meramente factual. Temos uma equipe acima da média, que não tem medo de dar a cara em um jornalismo que questiona e faz o leitor pensar sobre os fatos... não apenas narrar os fatos. Meu sentimento hoje é de estar muito honrado por ter começado minha carreira no webjornalismo no 180Graus, ter ousado um novo caminho no O Olho e agora estar enfrentando um desafio inédito para mim no OitoMeia.

Portal P8: Que mensagem final você pode deixar pros leitores que acompanham o Allisson Paixão desde o 180 Graus, passando pelo O Olho e agora no Oito Meia?

Allisson Paixão: Tem um livro que li que fala sobre a "arrogância do pertencimento". O que é isso? É uma espécie de pretensão criativa que permite que a gente assuma riscos. Não é dizer: "Eu sou o melhor". E sim: "Eu estou aqui". E sim, eu estou aqui, mereço estar aqui e para mim é um privilégio absoluto ter um propósito como eu tenho. Não é só ter um negócio e ganhar dinheiro. É ir além: quero colaborar, com minha voz e minha visão, para a sociedade, através do jornalismo. 

Sabe o que me impressiona? Autenticidade. Mais do que originalidade. Eu tenho pessoas autênticas na minha equipe, pessoas que me fazem acreditar que temos muito a compartilhar. Acho que para concluir eu não posso deixar de falar algo que todos devem estar se questionando: "Mas Allisson, você não se importa com o que vão falar, inventar?". Minha resposta é uma frase que li há algum tempo e não lembro mais o autor: "É fácil reconhecer as pessoas que vivem para os outros pelo olhar atormentado no rosto dos outros". Bom, eu vivo por um propósito, e estou plenamente feliz, as pessoas ao meu redor também. Acredito que gostar de coração do que se faz é uma das coisas mais subversivas do mundo que um indivíduo pode adotar. Eu só posso assumir a responsabilidade pelo meu trabalho... policiar o que as pessoas pensam, aí eu me recuso. A reação não pertence a mim.

Da Redação P8
portalp8@gmail.com

7 comentários:

  1. hmm... o p8 agora é parceiro do 8 meia

    ResponderExcluir
  2. O olho e Tv perspectiva parece que vão ter o mesmo fim. Será se qualquer semelhança é mera coincidência.

    ResponderExcluir
  3. Mais que legalllllll a programação da band local começa quarta -feira....está no site http://www.band.uol.com.br/tv/piaui/programacao.asp?data=10/08/2016

    estou ancioso para vê a band.

    ResponderExcluir
  4. Tava assistindo e a band saiu do ar e ela voltou com propirção 16:9 ...será que vem novidade por ai???? Torcendo que venha o hd ainda esse mês.

    ResponderExcluir
  5. estão mexendo nela .... direto ... a imagem fica mudando .... será que vem coisa nova aí?

    ResponderExcluir
  6. no site neste momento que é horário local esta com um foto com o nome aguarde ,, e tbm o canal fica com volume e sem volume em alguns momentos, acho que vem coisa boa por aí!

    ResponderExcluir
  7. Sorte ao Alisson Paixão no seu novo projeto

    ResponderExcluir

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top