quarta-feira, 3 de agosto de 2016

ANATEL define o desligamento da TV analógica em Pedro II

Posted at  15:09:00  |  in  #TV Piauiense


Em Pedro II são retransmitidos os sinais da TV Clube, TV Cidade Verde, TV Antena 10 e Rede Meio Norte. A TV Assembléia está fora do ar desde o ano passado.

Uma portaria da Agência Nacional das Comunicações – ANATEL definiu a data do desligamento da retransmissão dos sinais de televisão analógicos terrestre na cidade de Pedro II. A data escolhida foi o dia 25 de novembro de 2018.

O novo modelo de retransmissão é o sistema digital, que para ser captado com os atuais aparelhos de tubos será necessário à aquisição de um conversor e uma antena apropriada. Para os beneficiários do Programa Bolsa família, o governo federal irá disponibilizar na época do desligamento do antigo sistema, o kit para as famílias de baixa renda continuar a assistir TV com o novo sistema.

Conforme João Barros, conhecido técnico que instala sinais de TV no estado do Piauí, informa que as alterações nos municípios ocorrerão com custo arcado pelas as emissoras que retransmitem os seus sinais.


TERESINA
O prazo final para migração para o sistema digital é o dia 30/05/2018.


PARNAÍBA
O prazo final para migração para o sistema digital é o dia 05/12/2018.


FLORIANO
O prazo final para migração para o sistema digital é o dia 25/11/2018.

Por que existe prazo para desligamento?

O cronograma de desligamento da TV analógica está articulado com a expansão do serviço de banda larga móvel de quarta geração (4G).

Em 2014, o governo petista leiloou a faixa de 700 MHz para a oferta do 4G. Essa frequência é usada hoje para transmissão de programação de TV analógica. Entretanto, o edital prevê que as operadoras de telefonia vencedoras do leilão só poderão começar a operar na faixa 12 meses depois da sua limpeza, ou seja, da digitalização dos canais que hoje estão ali.

As operadoras não poderão questionar o governo ou a própria agência pelo descumprimento do cronograma, já que elas também são responsáveis pelos esforços para o atingir a meta de 93% de cobertura da TV digital.

Claro, TIM, Telefonica/Vivo e Algar foram as empresas que arremataram pedaços da faixa de 700 MHz para operação do 4G. Elas terão que investir R$ 3,6 bilhões para a limpeza da faixa em todo o país. Além disso, terão outras obrigações, como a compra de conversores de TV digital que serão entregues gratuitamente a todas as famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família.


Atualmente, a banda larga 4G é oferecida no Brasil apenas na faixa de 2,5 GHz, que tem menor alcance e exige mais antenas e, portanto, investimento maior das operadoras.


Com informações do Portal 45graus e G1
portalp8@gmail.com

2 comentários:

  1. vergonha Teresina só ter 7 canais locais, Palmas é menor e mais nova e já tem mais que Teresina.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo vergonha em nada.Porque não importa a quantidade,mas sim a qualidade.

    ResponderExcluir

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Fale Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top