quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Crítica: Vem aí as coberturas eleitorais 'mais imparciais'!

Posted at  17:09:00  |  in  #TV Piauiense

O período de campanha eleitoral começa oficialmente na próxima terça-feira, dia 16. Candidatos já poderão correr atrás de seus votos e os veículos de comunicação têm limitações ao citá-los para evitar algum tipo de favorecimento, mas será que esses mesmos não favorecem candidatos?



Antes de serem meios de comunicação, as emissoras de rádio, TVs, portais e jornais são empresas de comunicação e dependem do patrocínio de outras empresas, várias nas mãos de políticos, e de governos. E delas dependem para pagar seus contratados e obter seus lucros.

De alguma forma esses patrocínios interferem na prática jornalistica. Na hora da definição da pauta, no momento das entrevistas, no enquadramento da notícia... nesse momento os editores lembram dos "figurões", e muitos deles atuam - direta ou indiretamente - na atual eleição, que seguram a empresa jornalística a que trabalha.

Assim, notícias são cortadas e não são publicadas, perguntas em entrevistas deixam de ser feitas, informações são propositalmente esquecidas e o jornalismo de verdade é rasgado em detrimento de interesses partidários. Mesmo assim as palavras "imparcialidade", "isenção", "objetividade", "ética" e outras são muito citadas pelos meios de comunicação para vangloriar seu trabalho, mas por trás das câmeras e do microfones existem influências.

Os ouvintes, telespectadores, leitores e os consumidores de jornalismo em geral notam facilmente a posição e preferência política de cada empresa de comunicação e com esta percepção crítica acentuada é que separamos o que é realmente notícia, do que é propaganda política disfarçada de notícia.

2 comentários:

  1. A maioria das pessoas que conheço não assistir a Tv cidade verde , tv meio norte e tv antena 10 por que ele só fala em politica, quando em assuntos de politica eles tem um foco muito grande . As pesquisa mostra qur os brasileiros querem ver o que acontece na.cidade e não ver politicos na tv, aqui em Teresina esta longe da chamar atenção do povo pra ver tv local , pq politica ninguem quer ver, querem ver ver a imprensa cobrar do poder publico e não fazer propaganda de politicos na tv.

    ResponderExcluir

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Fale Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top