quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Rádio CBN Teresina inicia processo de migração de faixa AM para FM

Posted at  19:26:00  |  in  Radio CBN


A Rádio CBN Teresina iniciou nesse mês de setembro o processo de migração do sinal da faixa AM para FM. Segundo comunicado emitido pela própria emissora, a mudança pode durar de um a dois meses.

Durante esse período, a rádio que leva notícias aos seus ouvintes ficará fora do ar. A mudança trata-se de uma autorização concedida pelo Ministério das Comunicações já que haverá a extinção do serviço de radiodifusão local por onda média, onde estão as emissoras AM, determinada pelo Decreto 8.139/2013. O espectro de onda média regional e nacional continuará existindo, mas às emissoras locais foi dada a opção de migrar para a faixa FM. 

Reivindicação antiga

A migração de faixa é uma antiga reivindicação dos radiodifusores e foi autorizada por um decreto presidencial em 2013. As rádios AM têm enfrentado queda de audiência e de faturamento devido a interferências na transmissão de sua programação. Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Para fazer a migração, os radiodifusores terão de arcar com os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Os valores variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela elaborada pelo Ministério das Comunicações foi feita com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance. As emissoras também precisarão adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal.

Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM em todo o Brasil, sendo divididas de acordo com o alcance: local, regional ou nacional. Ao todo, 1.386 pediram para mudar de faixa: 948 rádios já poderão fazer a migração em 2016, mas 438 emissoras terão de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no País.

Da Redação

Com informações do Portal Brasil e do Senado Federal
portalp8@gmail.com

4 comentários:

  1. Eu peço as emissoras am de Teresina que quando mudarem pro fm tenham torres altas e transmissores potentes; como a meio norte,boa fm,Teresina fm; pra que tenha alcance em toda grande Teresina, em especial a Pioneira que transmite o futebol piauiense, se for pra ficar com sinal franco, só dentro da cidade não adianta.

    ResponderExcluir
  2. A concorrência vai pirar quando a Pioneira migrar para o FM.

    ResponderExcluir
  3. Será que a CBN Teresina ainda volta a transmitir seu sinal para a capital do Piauí, já vai fazer um ano para migrar é muito tempo.

    ResponderExcluir

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top