sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Destaque no JN: Piauí entra em estado de alerta por causa de incêndios

Posted at  01:06:00  |  in  #Notícia


A edição de quinta-feira, 13 de outubro, do Jornal Nacional trouxe uma reportagem sobre o estado alarmante em que se encontra o Piauí nos últimos dias. 

São dez novos focos de incêndio a cada hora e a equipe de bombeiros trabalha incansavelmente para dar conta de, pasmem, 10% da demanda.  Isso porque os recursos e o efetivo são insuficientes para os milhares de focos que surgem. A seguir, leia a reportagem completa que foi ao ar no Jornal Nacional.

O Piauí entrou em alerta e pediu ajuda do Exército para combater os incêndios. A cada hora, surgem dez novos focos.

Faz três dias que uma nuvem de fumaça toma conta de Teresina. Resultado dos focos de incêndio espalhados pela cidade. Na quarta-feira (12) e nesta quinta-feira (13), a umidade relativa do ar ficou muito abaixo do considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde. Só nas últimas 48 horas foram mais de 500 focos de incêndio no Piauí, 41 só na capital.

Com apenas cinco equipes para atender Teresina e as cidades vizinhas, o Corpo de Bombeiros não consegue dar conta dos chamados.

“Mais de uma hora a gente chamando os bombeiros e nunca apareceu”, diz a comerciante Sônia Dias.

Os moradores de um condomínio tiveram que sair por causa da fumaça.  

O fogo vem da mata que fica logo ao lado do condomínio, e o vento ajuda a propagar as chamas. Quem está apagando o incêndio são os jardineiros que trabalham aqui. A água vem das a piscina das casas.

“Uma cidade pegando fogo, simplesmente pegando fogo e ninguém toma providência”, disse a funcionária pública Fernanda Meneses.


Nesta quinta, o governo do Piauí pediu ajuda do Exército no combate aos incêndios e liberou R$ 3 milhões para reforçar o trabalho dos bombeiros.

O fogo destruiu casas e deixou 40 pessoas desabrigadas.

“Quando nós demos fé, o fogo chegou e tomou de conta da casa logo. Não deu tempo para tirar nada”, contou o agricultor Antônio Oliveira.

"Não sei como vou fazer, só sei que tenho que tirar força para recomeçar minha vida de novo. Porque tudo que eu tinha, construí, está tudo perdido aqui”, lamentou a doméstica Francisca Pereira.


Fonte: G1

2 comentários:

  1. Ta de parabéns a equipe de reportagem, isso mostrar o quanto a globo esta interligado ao brasi, ao contrario da Band, Record, e SBT que centralizam suas reportagens no eixo sul, sudeste é centro- oeste. Não é à toa que globo sempre é e será a líder em audiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a toa que globo manda e desmanda no país, através de gente que assisti o jornal nacional.

      Excluir

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Fale Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top