quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Viva Piauí mostra sonhos e realizações dos 12 Territórios de Desenvolvimento do Estado

Posted at  02:32:00  |  in  TV Cidade Verde


Histórias emocionantes foram contadas no "Viva Piauí - O Futuro Que Sonhamos", programa especial da  TV Cidade Verde, exibido nesta quarta-feira (19), dia que marca a adesão do Piauí à Indepêndencia do Brasil. Equipes de jornalismo da emissora percorreram os 12 Terrritórios de Desenvolvimento do Estado para contar histórias de piauienses e de pessoas que abraçaram o Estado e ajudam a desenvolvê-lo.

No Território dos Cocais, que envolve 22 municípios da região Norte do Piauí, os destaques foram as cidades de Esperantina, São João do Arraial e Piracuruca. Foram exaltadas atividades como extrativismo representada pelas quebradeiras de coco e também a pisicultura que está presente em todas as cidades do território. O empresário Telmo Fortes, por exemplo, além de comercializar pescados em todo o Piauí, construiu um balneário para dar mais visibilidade ao potencial da região na produção de peixes. 

No litoral piauiense está situado o Território Planície Litorânea onde mais se produz leite no Estado. Na região- que conta com 11 municípios- outra atividade que alavanca os negócios é a produção de arroz irrigado em Buriti dos Lopes que garante o sustento de cerca de mil famílias que sobrevivem graças à lavoura do grão. Além disso, foi destaque a potencialidade da ZPE de Parnaíba que tem atraído investimentos e, em pleno funcionamento, será capaz de gerar 10 mil empregos diretos. 

O Território Vale do Canindé abrange 17 municípios em uma área com mais de 102 mil habitantes. Na cidade de Oeiras, marcada tradicionalmente pela religiosidade, é a Educação que tem transformado a vida dos piauienses. Na Escola Família Agrícola, comandada pelo padre João de Deus, mais de cem alunos aplicam o conhecimento aprendido em sala de aula no campo, potencializando a produção e melhorando a qualidade de vida do povo. Em Simplício Mendes, o mel tem transformado a realidade das famílias. 

Na Chapada Vale do Rio Itaiam, o destaque foi a força da energia eólica. Os gigantes cataventos de uma multinacional tem mudado a paisagem da região. Só na cidade de Marcolândia, a energia produzida no parque eólico tem capacidade para abastecer um milhão de residências. Agora, as pessoas que moram na região incrementam a renda alugando a terra para a instalação de torres e com isso ganham no mínimo R$ 1.400. 

No Território dos Carnaubais, o mapa econômico da região tem sido redesenhado com a multiplicação das fábricas de jeans que hoje tomam conta da cidade de Campo Maior. Outra atividade em plena expansão na região é a agricultura orgânica através do cultivo de frutas como a melancia, na cidade de Jatobá do Piauí.

Já no Entre Rios, os destaques são a exploração de minério, o cultivo de flores e a produção de cajuína. Teresina, capital do Piauí, é um dos municípios que compõem o território. O destaque foi pa implantação de grandes empresas de fora que têm enxergado o potencial do Estado e dos piauienses. 

No Território Serra da Capivara foi mostrada a riqueza do Assentamento Marrecas, em São João do Piauí. Apesar das condições climáticas adversas, na cidade tem fruta o ano inteiro, graças à técnica de irrigação. Para agregar valor à produção, os produtores não se limitaram apenas na comercialização das frutas, mas aprenderam a transformá-las em geleias, licores e doces. 

Dos 12 municípios que formam o Tabuleiros do Alto Parnaíba é a extração de minérios que tem transformado a vida dos piauienses. Em Antônio Almeida, por exemplo, estão instaladas as três maiores mineradoras de calcário do Piauí. O município mais expressivo na região é Uruçuí, cidade que reúne serviços de saúde, bancos e comércio atacadista, mas a grande fonte de geração de emprego e renda é a produção de grãos e aves.


Fonte: Portal Cidade Verde
portalp8@gmail.com

0 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Fale Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top