quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Quem queima ônibus não é manifestante, mas é um vândalo

Posted at  19:51:00  |  in  Teresina

Reprodução: Portal Cidade Verde
As capas dos jornais 'O Dia' e 'Meio Norte' da manhã de terça-feira chamaram atenção de ditos críticos de redes sociais. A primeira dizia "Ônibus é queimado durante protesto contra reajuste" e a segunda estampava "Vândalos incendeiam ônibus". Os supostos críticos de redes sociais aclamavam o 'O Dia' e repugnavam o 'Meio Norte'. Mas estariam eles certos?

Como na maioria das vezes, a resposta é não. As duas capas foram felizes em suas escritas. É verdade sim que um ônibus foi queimado durante a manifestação. Fato! Ela apenas diz o que ocorreu no momento da manifestação, já a segunda apontou o "quem", o sujeito da ação incendiar, que obviamente é um vândalo. 

Antes de mais nada é preciso dar um significado ao nome vândalo. Uma rápida pesquisa ao dicionário e uma resposta direta. "Aquele que estraga ou destrói bens públicos, coisas belas, valiosas, históricas etc". Um ônibus, que é de uso público, foi queimado. Logo quem o queimou podemos classifica-lo como vândalo. E manifestante é aquele que manifesta sua opinião.

O jornal Meio Norte foi preciso ao afirmar que quem incendiou o ônibus foi um vândalo e não um manifestante. Afinal, precisamos separar o joio do trigo. Ambos os jornais trouxeram perspectivas diferentes do mesmo fato, mas os que nada tem para fazer tentam exercitar seu pouco conhecimento e produz simplesmente um "nada".

E para aqueles que acham que estou sendo um "coxinha", respondo-lhes. Sou a favor da manifestação contra o reajuste. O preço de 3,30 é abusivo para a qualidade do sistema. Mas não queimo ônibus, pois este ato é crime e não expressa opinião nenhuma. 

E para aqueles que acham que vandalismo é uma forma de manifestação, aconselho-os uma leitura interessante no Código Penal: o artigo 163, que classifica o vandalismo como crime e prevê pena para quem o comete. Nada mais a tratar. Se discordarem de mim, não precisam queimar ônibus até porque, como já disse, não é uma forma de manifestação de opinião, portanto ninguem te entenderá.

0 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top