quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Rádio FM Cultura de Teresina comemora 20 anos

Posted at  12:51:00  |  in  Radio

Reprodução: Assessoria PMT
Com projeto iniciado ainda na administração do ex-prefeito Wall Ferraz, em meados de 1994, a Rádio FM Cultura de Teresina, emissora mantida pela prefeitura foi oficialmente fundada em 30 de dezembro de 1996. Na época veio suprir uma necessidade dos teresinenses: boa música alinhada a um som de qualidade.

FM Cultura, como é mais conhecida, destaca-se ao longo de duas décadas pela transmissão de música de qualidade. Nesta sexta-feira, dia 30 de dezembro, data de comemoração dos seus vinte anos, evidencia-se ainda mais seu objetivo inicial, hoje ainda o principal diferencial da emissora.

Para o programador musical da emissora, Valdemar Neto, a rádio surgiu com uma proposta inovadora tocando música brasileira clássica até a MPB contemporânea e com destaque para a música piauiense. “A rádio foi pioneira no segmento que ela se propõe que é a cultura”. Teresina há vinte anos não tinha uma emissora com essa proposta e, agente veio pra preencher essa lacuna na programação local. Ela inovou com a proposta de trazer cultura, informação, prestação de serviço e boa música”, afirmou.

Para manter a programação atualizada, Valdemar conta que faz um trabalho diário de pesquisa e atualização do acervo pautado na qualidade e novidades do cenário regional, nacional e internacional. “A pesquisa é fundamental para o nosso trabalho. Nesse estilo de música brasileira, alternativa, piauiense, sempre devemos buscar o melhor. Aqui tocamos de Cartola, Tom Jobim, João Gilberto, entre outros nomes clássicos, até contemporâneo, como Mariana Aydar, Vanessa da Mata, Tiago Iorc, e muitos outros que estão despontando no cenário musical, além é claro, da música piauiense presente em quase toda a programação”, explicou o programador.

Marcos Oliveira, locutor da emissora e também músico, fala com propriedade do papel da emissora na promoção da música piauiense. Segundo ele, o surgimento da rádio foi responsável por impulsionar também o surgimento e sucesso de bandas locais e diversos cantores piauienses ao longo desses anos. “Diversas bandas que surgiram no cenário piauiense começaram a tocar na FM Cultura. Sempre que estão lançando material novo, eles procuram inicialmente a rádio porque sabem que aqui é o principal veiculo de divulgação da música que eles produzem”, ressaltou.

Para o atual diretor da emissora, o jornalista Fábio Brito, comemorar vinte anos da rádio significa celebrar um projeto cultural que deu certo e que consegue em duas décadas agradar um grande público fiel a uma programação de qualidade e que valoriza a cultura piauiense. 
Diretor Fábio Brito Reprodução: Assessoria PMT
“Celebrar essa data é colher frutos de um trabalho inovador e relevante para a sociedade e artistas. O diferencial é que desde o inicio a rádio sempre primou pela transmissão da boa música valorizando o artista piauiense. Hoje mais de 20% da grade musical da emissora são preenchidos com músicas genuinamente piauienses, sendo uma das únicas rádios que respeita alei municipal que garante a obrigatoriedade da veiculação de música local. Mostramos a produção do Estado não porque a lei manda, mas porque é de qualidade. Aqui temos bons cantores, cantoras e interpretes produzindo um bom produto”, explicou.

A programação diária da FM Cultura conta com programas musicais e de entretenimento, jornalismo e prestação de serviços através da veiculação de Spots educativos e publicitários de eventos culturais. Jornal Cultura Manhã, Cultura Mix 1ª e 2ª Edição, Sala Vip, Alta Fidelidade e A Hora do Rei do Baião dão o tom da programação.

A emissora pode ser ouvida na freqüência 107,9 MHz e também pela internet no site da prefeitura de Teresina. O endereço da rádio é Rua Teodoro Pacheco, 812, centro de Teresina, próximo ao SETUT.


Fonte: Prefeitura de Teresina

0 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top