sábado, 8 de abril de 2017

Programação da TV piauiense na Semana Santa fica na mesmice

Posted at  00:22:00  |  in  Lupa


Quem fala sobre TV local, assim como eu, espera que a programação da TV piauiense seja personalizada com as datas festivas, datas comemorativas ou especiais. Se aproxima a Semana Santa e imaginamos que as equipes já se mobilizam com produções especiais, produtores pensam em pautas especiais, repórteres se movimentam em busca de histórias interessantes... Até o momento, não é isso que percebemos.

A TV Cidade Verde já sinalizou uma cobertura pontual de acontecimentos da Semana Santa, mas vai se limitar a exibição apenas nos jornais da casa. Na sexta-feira (14), o único dia útil que é feriado na Semana Santa, a afiliada do SBT irá exibir às 13h, por mais uma vez, o especial gravado em 2014 que não deixou de ser exibido um ano sequer desde então.

O programa especial tem uma hora de duração com apresentação da jornalista Nadja Rodrigues e traz o padre Tony Batista como guia. Completaram a equipe a produtora Jeane Melo e o cinegrafista Adriano Pernambuco. A equipe gravou no Santuário da Gruta do Leite, no rio Jordão, onde Jesus foi batizado e no Mar da Galiléia, onde Cristo escolheu seus apóstolos, iniciou sua vida pública e realizou muitos milagres.

Enquanto a TV Cidade Verde prefere reprisar seus especiais com "teias de aranha", na TV Meio Norte terá um pouco mais de ineditismo (só um pouquinho mesmo). Na quinta-feira (13), a MN mostra ao vivo a Procissão Fogaréu às 21h direto de Oeiras, com reprise na sexta-feira às 14h30min. E também na sexta-feira, às 16h, será transmitida ao vivo a Procissão Senhor Morto. Já às 20h entra em cena o programa religioso "Em Tuas Mãos", que será especial.

Nos demais horários, a TV Meio Norte já mostra sua fraqueza: nenhum noticiário ou outro programa ao vivo. Folga pra (quase) todo mundo em detrimento da programação, que será a maioria enlatada e exibição de programas empoleirados. Na sexta-feira, 0h30min/6h, 12h/14h30min e 21h/0h serão os filmes naquele padrão de vinho que você conhece: quanto mais antigo, melhor.

Ainda não se tem conhecimento da programação especial na TV Clube e na TV Antena 10, mas da primeira não espero muita coisa. Na afiliada da Record tenho uma breve esperança. 

Ao questionar sobre essa fraqueza na programação para a Semana Santa, o primeiro argumento que me respondem é "crise". Peço desculpas aos coleguinhas produtores de TV, mas me nego a aceitar que "crise" é resposta atualmente para quase todas as perguntas. Quando uma equipe se empenha em um especial criativo, interessante e inovador, muitas são as empresas que vão apostar nele e vão querer colaborar com ele.

Prefiro acreditar em falta de criatividade. Quando a TV Cidade Verde (sendo a grande TV que é) prefere reprisar um programa em vez de um inédito e quando a TV Meio Norte em mais um ano não traz nada de diferente é porque falta gente com cabeça nova e com ideias novas. Se a produção competente a programas especiais não tem mais nada de novo a apresentar, a solução é simples: troca e bota outro no lugar. Muito melhor que ficar com programação que ano após ano se mantem na mesmice.


Por: Luiz Henrique / Coluna Lupa

0 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Fale Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top