segunda-feira, 10 de abril de 2017

Troféu Imprensa na Lupa: o que faltou e o que rolou

Posted at  01:18:00  |  in  Lupa


Foi ao ar na noite do último domingo no SBT a escolha dos vencedores do Troféu Imprensa referente ao ano de 2016. O júri votou nos melhores em categorias da TV e da música. Também foram divulgadas os vencedores segundo opinião dos internautas: o Troféu Internet. A seguir faço destaques em algumas das categorias televisivas.

Para melhor apresentadora de TV de 2016, a Patricia Abravanel venceu sua colega de emissora Eliana (que ganhou merecidamente o Troféu Internet) e a apresentadora da Record, Sabrina Sato. A filha do dono do SBT cometeu a façanha de ganhar de umas das apresentadoras consolidadas da casa, Eliana e de Sabrina Sato, que apesar de eu não ter nenhuma simpatia com ela, merecia ter ganhado pelo seu crescimento em seu programa aos sábados na RecordTV.

Na mesma categoria eu senti falta de apresentadoras de destaque no ano passado e que acho que também poderiam estar na lista final para apreciação do júri. São elas: Fátima Bernardes, pelo desenvolvimento de seu programa diário na Globo, Ticiana Villas Boas, que apresentou muito bem realities culinários no SBT, Ana Paula Padrão, pelo altíssimo desempenho na condução do Masterchef e Mariana Godoy, que apresenta brilhantemente seu programa na RedeTV!.

Voltando a Patrícia...

A Patrícia é uma jovem apresentadora que ainda está em fase de aprendizagem. É inegável que ela seja uma boa apresentadora, mas ainda não está no nível de exigência de premiação como o Troféu Imprensa. Seu programa, Máquina da Fama, apresenta bons indíces de audiência (vencendo a veterana Xuxa), mas isso só mostra a qualidade do programa que é uma atração maior que a Abravanel. 

SBT Brasil concorrendo?

Jornal Nacional ganhou mais uma vez como o melhor telejornal. Ele concorria com o Jornal da Record e com o SBT Brasil. De cara, digo logo: SBT Brasil não está no mesmo nível de seus concorrentes. O telejornal do SBT é quase todo direcionado para São Paulo e para os estados onde a rede tem filiais. Em seu lugar poderia concorrer o Jornal Hoje, Jornal da Band, Jornal da Globo...

O homem do Baú ganhou

Diferente de outras edições, Silvio Santos desbancou apresentadores como Luciano Huck, Celso Portiolli, Danilo Gentili... e apareceu como indicado ao prêmio de "Melhor Animador/Apresentador de TV" e, como já esperava, ganhou tanto como no voto do júri como os votos dos internautas e levou duas estatuetas. Silvio é considerado por muitos um dos maiores comunicadores da TV brasileira. Quem sou eu para discordar? Ah, ele concorria com Marcos Mion e Rodrigo Faro, ambos da RecordTV.

O jornalismo venceu

O Conexão Repórter de Roberto Cabrini venceu com unanimidade e ganhou o Troféu Imprensa como "Melhor Programa Jornalistico". Ele concorria com duas revistas eletrônicas, que eventualmente trazem realmente reportagens jornalisticas, o Fantástico (que levou o Troféu Internet na categoria) e o Domingo Espetacular da RecordTV. O Conexão Repórter, diferentemente dos outros, é o programa mais jornalistico e como a categoria estava clara, ele levou o prêmio. No lugar dos outros dois, caberiam melhor o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, o Profissão Repórter e o Globo Repórter, ambos da TV Globo.

Programa de entrevistas x Talk-Show

O jurado Flávio Ricco disse em seu comentário que o The Noite, de Danilo Gentili e o Programa do Porchat ousam em ser mais "Show" do que "Talk" (conversa). Entendendo este comentário já se percebe porque o "Programa do Jô" ganhou como melhor programa de entrevistas de 2016. Mas para aquecer mais a disputa, eu teria apontado entre os finalistas o programa "Mariana Godoy Entrevista", da RedeTV! e o "Roda Viva", da TV Cultura. Com estes concorrentes talvez o nível da disputa tivesse sido mais elevado.

No Troféu Internet o vencedor foi o The Noite. O motivo é simples: é o programa com maior apelo entre os internautas.

E mais Silvio Santos!

O Programa Silvio Santos ganhou como "Melhor Programa de Auditório" no Troféu Imprensa e Troféu Internet. Está é uma categoria duvidosa. Basta ter auditório para concorrer nela? Acredito que para estar concorrendo nela, o que vale é a interatividade do programa com o auditório. Sendo assim, obviamente é por isso que o dominical do dono do SBT ganhou. Levando esse aspecto em consideração, o Programa do Ratinho deveria estar entre os concorrentes. Nesta categoria também concorreram o Programa Eliana e o Legendários.

O mesmo banco, da mesma praça...

Venceu na categoria "Melhor Programa Humoristico" o programa "A Praça é Nossa". O humoristico de Carlos Alberto de Nóbrega levou tanto o Troféu Imprensa, como o Troféu Internet. Venceu a Escolinha do Professor Raimundo, da TV Globo e o decadente Pânico na Band.

Confira a lista completa dos vencedores:

Troféu Imprensa (votação júri)

- Cantora: Anitta
- Programa Infantil: Bom Dia & Cia (SBT)
- Programa Humorístico: A Praça É Nossa (SBT)
- Programa de Auditório: Programa Silvio Santos (SBT)
- Novela: Totalmente Demais (Globo)
- Programa de Entrevista: Programa do Jô (Globo)
- Ator: Sérgio Guizé
- Melhor Programa Jornalístico: Conexão Repórter (SBT)
- Revelação: Marília Mendonça
- Apresentador ou animador de TV: Silvio Santos
- Atriz: Marina Ruy Barbosa
- Jornal de TV: Jornal Nacional (Globo)
- Apresentadora ou animadora de TV: Patrícia Abravanel
- Cantor: Luan Santana e Wesley Safadão

Troféu Internet 

- Cantora: Joelma
- Programa Infantil: Bom Dia & Cia  (SBT)
- Programa Humorístico: A Praça É Nossa  (SBT)
- Programa de Auditório: Programa Silvio Santos (SBT)
- Novela: Totalmente Demais (Globo)
- Programa de Entrevista: The Noite com Danilo Gentili (SBT)
- Ator: Sérgio Guizé
- Melhor Programa Jornalístico: Fantástico (Globo)
- Revelação: Marília Mendonça
- Apresentador ou animador de TV: Silvio Santos
- Atriz: Grazi Massafera
- Jornal de TV: Jornal Nacional (Globo)
- Apresentadora ou animadora de TV: Eliana
- Cantor: Wesley Safadão


O júri da edição 2017 do troféu foi composto por Eli Corrêa (Rádio Capital), Márcia Piovesan (Revista Tititi), Ricardo Feltrin (Portal UOL), Marcelo Bartolomei (Revistas CARAS e Contigo!), Sonia Abrão (Rede TV!), Hugo Gloss (blog Hugo Gloss), Flávio Ricco (Portal UOL), Jorge Brasil (Revista Minha Novela), Ligia Mesquita (Folha de S.Paulo) e Nelson Rubens (Rede TV!). 

0 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top