terça-feira, 10 de outubro de 2017



Emissoras de rádio piauienses precisam explorar novos formatos

Programa esportivo, formato alternativo na radio Antares AM (Foto: Vianey Moura)

Quando ligamos o rádio e tentamos sintonizar qualquer emissora, é muito provável que esta só transmita música. A grande maioria das emissoras de rádio em Teresina só veicula programação musical. Não é errado, mas demostra certa fragilidade.

Esse tipo de programação só mostra que a emissora tem dificuldade de produção própria. Em algumas emissoras a programação é mais variada e tenta abordar o local. Por exemplo: a FM Universitária com seus formatos diferenciados e as recentes Jornal Meio Norte FM e Cidade Verde FM que prezam também por jornalísticos locais.

Outras rádios como Teresina FM, Clube FM, Jockey FM, Meio Norte FM e Boa FM somente transmitem programas próprios em horários estratégicos (meio-dia, por exemplo). E em outros horários deixam a desejar desprezando o ouvinte e as potencialidades que o rádio tem.

Em contra-partida, percebemos a variedade da programação nas AMs de Teresina, que em breve migrarão para FM. Ao acompanhar a CBN Teresina, Antares AM, Pioneira e Difusora AM, o ouvinte logo percebe a diversidade da programação. Programas esportivos, radiojornais, programa de debates, de entrevistas, de análise politica, roda de conversa…

Isso agrada a audiência e fideliza o ouvinte, que anseia por programas locais. Enquanto a programação musical de outras emissoras vai perdendo audiência para a internet (onde a pessoa seleciona e escuta a música que quer ouvir), as AMs só irão somar ao conteúdo do rádio piauiense.

Para se manter na disputa do rádio piauiense, as FMs vão precisar explorar novos formatos e adotar estratégias diferentes. Terão que apostar cada vez mais em produções próprias para concorrer com a internet e com outras FMs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...