sexta-feira, 3 de novembro de 2017



CV Play é uma boa proposta, mas deixa a desejar


Na última quarta-feira (11) o grupo Cidade Verde lançou a primeira plataforma digital de vídeos do Piauí. Uma novidade na comunicação piauiense. Um aplicativo que oferece ao usuário uma galeria de vídeo de notícias e reportagens locais. A Cidade Verde é pioneira nesse modelo no Piauí e segue um pouco o modelo do Globo Play (inclusive o nome), da TV Globo.

Quem assiste aos jornais da TV Cidade Verde pode acompanhar todas as reportagens exibidas depois no aplicativo. Também tem a possibilidade de acompanhar a rádio Cidade Verde e a TV Cidade Verde ao vivo. E ainda tem a versão mobile do portal Cidade Verde.

O aplicativo está sendo bem recebido e bastante elogiado. Na página de download no Android, o CV Play é avaliado com quatro estrelas (quando o máximo é cinco estrelas). Nos comentários prevalecem os elogios ao grupo Cidade Verde enaltecendo a iniciativa. “Excelente app. Parabéns a cidade verde e ao desenvolvedor”, escreveu um usuário. Mas nem tudo são flores.

Algumas pessoas reclamam de algumas funcionalidades prometidas no aplicativo, principalmente em relação a TV ao vivo. Com alta expectativa, baixei o app no meu smartphone, naveguei e testei suas funcionalidades durante cinco dias.




Teste do aplicativo

Primeiramente observei que o CV Play é leve e deve ser baixado com facilidade em tablets e smartphones sem ocupar muita memória. A página inicial é intuitiva e já exibe as últimas reportagens exibidas na TV. Com uma boa internet, os vídeos são reproduzidos com qualidade.

O menu é longo e traz itens desnecessários como “redes sociais” e “avisos”. A rádio CV funciona com perfeição o streaming. A qualidade do áudio é impecável. Navegar no portal fica fácil também pelo app. Já o sinal da TV ao vivo só funcionou durante um dia e depois desapareceu. Nesse momento, quando clico, aparece uma página informando “Página da Web não disponível”. Acessando a TV ao vivo no site, o sinal também não funciona.

Pelo aplicativo, entrei em contato com o suporte. Preenchi a página do contato com nome, e-mail, assunto, data e texto da mensagem. Fiz prints da página, anexei e informei a falha. Sem sucesso. Até o fim desta publicação ninguém respondeu, mas o sinal foi restabelecido.

Atualização dos vídeos

Alguns dos programas da TV foram publicados no CV Play com muita antecedência, como o Auto Mundo e o Feito em Casa. Muitos dos programas especiais produzidos pela TV Cidade Verde também podem ser facilmente acessados.

Mas nem tudo é publicado na íntegra. Por exemplo, não encontrei tudo o que foi exibido no Cidade Viva. Somente alguns trechos foram publicados. O mesmo acontece com algumas participações do Galego no Jornal do Piauí. Ou seja: nem tudo dá pra ser assistido de novo.

Falta algo mais

Até o momento, o CV Play se limita a reprodução do que foi exibido na TV. Se realmente quiser se tornar uma plataforma de conteúdo independente, o app precisa ter algum conteúdo exclusivo e diferente do que já foi exibido.

Esta é uma plataforma que permite a criação de conteúdos mais diversificados. Exibição ao vivo de imagens da rádio, participação dos ouvintes e telespectadores, transmissão dos bastidores do jornal, reportagens aprofundadas, continuação do jornal no app com interatividade… Exatamente o que acontece no Globo Play: continuação de capítulos de novelas, cenas exclusivas das series.

O CV Play pode prover ainda mais conteúdo aos internautas e fidelizar o telespectador/ouvinte/leitor do grupo. O grupo Cidade Verde promete mais novidades para o aplicativo em breve. Vamos aguardar!


Captura de telas do app:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...