segunda-feira, 21 de maio de 2018



Percebeu a mudança de horário do programa 'A Voz do Brasil' no Rádio?


Há quase dois meses os ouvintes puderam perceber uma alteração na programação de algumas rádios piauienses. Em especial, o Grupo Meio Norte, passou a exibir o programa 'A Voz do Brasil' na faixa das 21h às 22h. A alteração se deve a uma mudança legislativa sancionada em 4 de abril de 2018. 

Com a nova lei, que tramitava há 5 anos no Congresso, as Rádios podem flexibilizar o horário do programa produzido pela Empresa Brasil de Comunicação. Segundo o site da EBC, 'A Voz do Brasil' poderá ser veiculado pelas emissoras de rádio no intervalo das 19h às 22h e não mais obrigatoriamente das 19h às 20h.

Entretanto, o texto aprovado mantém o atual horário de transmissão de 19h às 20h para as emissoras educativas. Prevê ainda que o Poder Executivo regulamente casos excepcionais de flexibilização e dispensa de retransmissão do programa.

Entenda
A nova legislação vem para atender aos anseios das emissoras de Rádio que buscaram a flexibilização do horário através de liminares. Segundo declaração do deputado Celso Russomano, já existiam mais 3 mil liminares autorizando rádios do Brasil a transmitir o programa em horário diverso. 

História

Programa de rádio mais antigo do país e do Hemisfério Sul ainda em execução, A Voz do Brasil completa 83 anos em 2018. Começou em 1935, na época do Estado Novo, da Era Vargas. Inicialmente, chamava Programa Nacional. Em 1938, a veiculação passou a ser obrigatória nas rádios, com o horário fixo das 19h às 20h, e o nome mudou para A Hora do Brasil.

O nome A Voz do Brasil foi adotado a partir de 1971. Ao longo dos anos, passou por reformulações. Em 1998, por exemplo, foi incluída uma voz feminina na locução. Dados de 2016 apontam que A Voz do Brasil alcançava cerca de 60 milhões de brasileiros e era transmitida em todas as emissoras de rádio do país.


Em 1995, A Voz do Brasil entrou para o Guinness Book como o programa de rádio mais antigo do país.


Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...