sexta-feira, 11 de maio de 2018



Rádio Pioneira FM lança novidades na programação

Profissionais da FM Pioneira (Foto: Divulgação / Arquidiocese de Teresina)
A Rádio Pioneira opera agora na Frequência Modulada – FM. Para sintonizar a rádio que é uma das precursoras no cenário da comunicação piauiense basta acionar através da frequência 88,7. A migração de Am para FM teve seu marco inicial na terça-feira (08), que foi marcado por um momento festivo e de confraternização entre os profissionais da emissora que é gerenciada pela Igreja Católica de Teresina, através da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela.

No Buffet Casa Blanca, situado na zona leste da cidade, diretores e o corpo de profissionais da casa recepcionou convidados para anunciar a boa nova: a Pioneira agora é FM. Empresários, representantes da sociedade piauiense e comunicadores que ajudaram a construir a história da rádio também marcaram presença.

Para Jessé Barbosa, consultor responsável pela elaboração da nova grade da emissora, o grande desafio foi de reposicionar adequadamente a marca no mercado. “O caminho que seguimos foi valorizar a história da Pioneira, mas com um olhar no futuro. A programação passa a ser propositiva. Todos os programas mudam de conceito e passam a propor conteúdo para a comunidade. Os locutores terão uma intimidade maior com o público através de uma participação mediada por whatsapp, facebook e outras mídias”, explica.

Uma das novidades é o programa RadioJornal Pioneira (com primeira e segunda edição na nova grade) que terá uma voz feminina. Eulália Teixeira, com vasta experiência na área, assume a responsabilidade de comandar as manhãs da Rádio Pioneira ao lado do radialista Joel Silva, um dos veteranos da casa (com mais de cinco décadas). Eulália garante que todo o conteúdo terá como referência a prestação de serviço e as práticas jornalísticas que prezem pelo compromisso com a verdade.

“A grande missão na comunicação é validar as informações. Hoje devemos correr atrás do que é fato. O boato existe. Temos uma tendência de compartilhar; de não ter a certeza. Mas quando se fala de responsabilidade com a comunicação, nós jornalistas temos que apurar. Respeito diluído nos conteúdos. Uma notícia com mais maturidade para não gerar erros e prejuízos”, defende Eulália.

Em setembro a emissora completa 55 anos de história. O veículo que nasceu no seio da Igreja Católica e tem o reconhecimento da população foi idealizada por Dom Avelar Brandão Vilela, um arcebispo amado e respeitado pelo povo de Deus. De acordo com o arcebispo, Dom Jacinto Brito, a emissora tem o ineditismo de dedicar parte de sua programação para a missão evangelizadora e com o olhar na modernidade.

“Sem dúvida a Pioneira se coloca nesse cenário de querer estar passo a passo com as exigências do mundo moderno e faz jus a isso acompanhando a tecnologia. Ela nos permite fazer com que o Evangelho seja anunciado de cima dos telhados. Por isso nos sentimos felizes e para além fronteira oferecer uma programação cultural e religiosa agora em frequência FM”, enaltece.

Outra novidade é o programa Em tuas Mãos no rádio. O programa tem como apresentadora Mayra Bandeira que assume a proposta de dar voz e vez para os eventos e encontros religiosos do público mais católico do país. E essa realidade se repete ao longo da programação com a participação de representantes de pastorais, grupos, serviços e movimentos da Igreja.

E além da programação religiosa o compromisso com todos os grupos de interesse, entre eles os que gostam de esporte. Na festa de confraternização um dos nomes do corpo de comunicadores que conhecem a história da rádio desde o início é o cronista esportivo e radialista Dídimo de Castro. Para o comunicador, a Rádio Pioneira não é pioneira por ser a mais antiga. É de fato pioneira pela sua intenção e proposta de serviço. Por isso marcou época e marca ainda hoje. Pela sua credibilidade, transparência, lisura e responsabilidade.

“Essa é uma conquista imensa porque participei da fundação da rádio em 1962. Estou desde os primeiros momentos da história dessa emissora. Pude conviver com muita gente bacana. Vivenciar etapas, mudanças e hoje Deus me deu a oportunidade de participar de mais uma mudança significativa, talvez a maior da história da emissora, que é a implantação da FM. E minha esperança é que a Pioneira mantenha a enorme legião de ouvintes no Brasil porque ela é um canal nacional. Então tenho um enorme prazer de participar desse momento histórico da comunicação piauiense”, disse feliz.

Para o diretor da rádio, Rosemiro Robinson, investimentos foram necessários para que se pudesse celebrar a nova etapa. Uma emissora tecnicamente mais moderna, mas sempre tendo como referência de estar a serviço do povo e da notícia com responsabilidade.

“Emissora nova, de qualidade para entrar no mercado em grau de igualdade. Temos competência e vamos nos posicionar com cuidado. Sempre fomos independentes e autossustentáveis e assim será com as bênçãos do Pai. Vamos sempre primar pela qualidade”, disse finalizando.

Fonte: Ascom da Arquidiocese de Teresina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...