segunda-feira, 3 de dezembro de 2018



TV Clube completa 46 anos investindo em tecnologia e ampliação da cobertura

Inicialmente, apenas Jornal Nacional e Fantástico eram exibidos ao vivo. — Foto: Reprodução/TV Clube

A TV Clube completa 46 anos neste dia 3 de dezembro de 2018. O professor e advogado Valter Alencar idealizou o projeto que pôs no ar a primeira emissora do estado, que foi a única por 14 anos. Inicialmente exibindo uma programação quase inteiramente gravada, hoje possui uma vasta programação local e vem investindo na cobertura em todos os cantos do estado, com o objetivo de se aproximar do piauiense, tendo a tecnologia como aliada.

Foi em 1972 que o piauiense ouviu pela primeira vez o som de “Concerto para um verão”, que se tornou marca registrada da emissora.

Antônio Luis Coimbra, assistente comercial, recorda-se dos equipamentos e das primeiras imagens exibidas pela TV Clube, em uma época em que as pessoas se reuniam nas poucas casas onde havia televisores. Inicialmente, apenas o Jornal Nacional e o Fantástico eram exibidos ao vivo.

“Eu fiquei surpreso com o tamanho das fitas, pesavam 8 kg cada uma, eram enormes. E os vídeos eram do tamanho de um armário de cozinha. O primeiro conteúdo que exibimos foi Vila Sésamo, em preto e branco”, lembra ela.


Com o passar dos anos, a realidade mudou e a TV Clube cresceu com a TV Globo, que investiu em tecnologia e se tornou uma referência em jornalismo. Com a chegada da internet e dos smartphones, o jornalismo ficou mais instantâneo e mais próximo dos telespectadores.


Smartphone são aliados nas coberturas da TV Clube. — Foto: Reprodução/TV Clube
Não apenas é possível receber imagens e informações rapidamente de todo o Piauí, como também os jornalistas utilizam o recurso para passar as informações mais rapidamente para todo o estado.

Renan Marques, mestre em comunicação, estudou a fundo o processo de evolução da TV Clube, que substituiu o sinal analógico por uma imagem e som sem distorções.


“A Clube foi a única emissora do Piauí por 14 anos e com a chegada da concorrência, viu a necessidade de expandir o sinal, depois de aderir à digitalização e tem conseguido se reinventar”, avalia.

Kairo Amaral faz as coberturas pela sucursal da TV Clube em Parnaíba. — Foto: Reprodução/TV Clube
Um dos marcos dessa expansão com a chegada da sucursal da TV Clube em Parnaíba, litoral do estado, em 2017. O repórter Kairo Amaral é quem faz a cobertura completa das principais notícias do extremo norte do estado.


“Hoje eu meu cinegrafista José Francisco nos sentimos com uma responsabilidade a mais, não apenas se fazer parte da historia dos 46 anos, mas também de representar Parnaíba, a segunda maior cidade do estado com uma importância histórica enorme”, diz Kairo.

Flávio Germano fala sobre o crescimento da TV Clube. — Foto: Reprodução/TV Clube
Flávio Germano, diretor geral da TV Clube, fala sobre os novos desafios que a emissora pretende encarar.


“Hoje a Globo tem como grande preocupação o investimento na tecnologia e internet como grande aliada para ampliar a dimensão e a longevidade dos canais de televisão. Antes tudo era restrito aos transmissores, hoje acabou a limitação, com a internet o sinal é para o mundo todo. E a TV Clube, junto com a Globo, quer ampliar o investimento, interiorizando, facilitando isso principalmente pela internet”, explica.

Fonte: G1 Piauí


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...