TV DIGITAL: O QUE É? COMO FUNCIONA?


A TV Digital chegou ao Brasil em 2007. É uma tecnologia nova para a televisão do nosso país, se compararmos com outros aparelhos. Os celulares passaram do sinal analógico para o digital já faz algum tempo. O mesmo aconteceu com os CDs, tecnologia digital que substituiu os velhos discos de vinil. As câmeras digitais também são um exemplo de tecnologia digital substituindo as antigas câmeras analógicas. A TV digital promete revolucionar a maneira como vemos televisão, não só pela maior qualidade de som e imagem, mas também pela possibilidade de interação e mobilidade. Com a Televisão Digital, é possível assistir TV em seu celular!

Desde a chegada da televisão ao Brasil, na década de 50, os brasileiros assistem aos programas de TV através de sinal analógico. Sabe aqueles “chuviscos” e “fantasmas” na imagem do televisor? Pois é, eles são característicos da TV analógica. A Televisão digital chegou ao Brasil com a promessa de acabar com esses problemas de transmissão, resultando em uma imagem com muito mais qualidade. Além de melhorar a qualidade do som e imagem, outra vantagem da TV digital é a possibilidade de mobilidade. É possível assistir TV digital em celulares, tablets ou mini TVs, mesmo em deslocamento, com total qualidade de som e imagem, sem problemas de interferência. Isso acontece porque a TV digital é capaz de receber o sinal em deslocamento sem problemas na transmissão, ao contrário do sinal analógico.

O formato da imagem na TV Digital é aquele conhecido por widescreen, com uma proporção ‘largura x altura’ de 16:9, mais abrangente e próxima ao olho humano do que as TVs analógicas, com proporção de 4:3.




A resolução da imagem da TV digital é outro grande diferencial. É a resolução que define a nitidez e qualidade do que será exibido. Com uma imagem em alta resolução, é possível enxergar mais detalhes,

A imagem na tela da TV é formada a partir de várias linhas horizontais e verticais que são exibidas rapidamente. Quanto mais linhas na vertical e horizontal um monitor de TV possuir, maior a resolução e melhor a qualidade da imagem. A resolução de uma TV Full HD é de 1920 x 1080. Isso quer dizer que a tela dessa televisão exibe 1920 pixels na vertical e 1080 pixels na horizontal. Pixels são pequenos “pontinhos” que, quando juntos, formam a imagem. Quanto mais pixels mais detalhes e mais nítida a imagem será. Para você ter uma noção, a resolução padrão das TVs analógicas são de 704×480 pixels.


Sua TV pode ter conversor digital sendo capaz de receber sinal digital, mas isso não quer dizer que ela exibirá uma imagem em qualidade HD. Para isso, sua televisão precisa ser HD, assim poderá assistir filmes e programas televisivos em alta definição.

TV Digital não é sinônimo de TV HD, embora o sinal digital transmita programação em alta definição, seu aparelho de televisão precisa ser HD.

Mesmo seu aparelho de TV exibir somente imagens com resolução padrão, o sinal digital trará como vantagem, além da interatividade, o fim dos “chuviscos” e falhas na transmissão das TVs analógicas.


O som da TV analógica pode ser mono, com um canal de áudio, ou estéreo, com dois canais de áudio. Você provavelmente já deve ter ouvido falar desses termos. O áudio da TV digital passará a ser de 6 canais permitindo um som surround. Isto quer dizer que, com a TV digital, é possível aproximar bastante o som da sua TV com o áudio do cinema. 

A distribuição frontal, lateral e traseira dessas caixas acústicas permitem que o som “envolva” o ambiente, criando uma experiência única ao assistir a um filme.

Para essa dúvida há uma boa e uma má notícia!

Para assistir TV com sinal digital é preciso ter um aparelho de TV com receptor de sinal digital. As TVs mais antigas não possuem esse receptor. Para isso, você deverá comprar uma TV que já vem adaptada para a tecnologia digital. A má notícia é que esses televisores são caros e, para investir em uma boa TV será preciso desembolsar, no mínimo, entre 1000 e 2000 reais.

Mas não se desespere!


A boa notícia é que existem conversores de TV digital. É uma aparelhinho parecido com as caixinhas decodificadoras da TV a cabo. E o melhor, custa bem menos, muito menos que uma TV nova. Esses aparelhos convertem a sua TV analógica para a digital!

0 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Quem Somos-Trabalhe Conosco
Copyright © 2013 P8. Blogger Template by Bloggertheme9
Published..Blogger Templates. Powered by Blogger.
back to top